Devocionais - Alimentando a multidão com poucos recursos.

 


Devocional bíblico 

Alimentando a multidão com poucos recursos.

 

Texto Bíblico: Lucas 9:15-17 (NVI)

"Então, Jesus ordenou aos seus discípulos: 'Fazei-os sentar-se em grupos de cerca de cinquenta'. E assim o fizeram, fazendo-os todos sentar. Então Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, os abençoou. Em seguida, partiu-os e os deu aos discípulos para que os distribuíssem à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram recolheram doze cestos."

 

Introdução:

Muitas vezes, nos deparamos com situações em que nos sentimos insuficientes diante dos desafios que enfrentamos. Podemos ficar tentados a desistir ou acreditar que não temos o necessário para fazer a diferença. No entanto, o relato do milagre da multiplicação dos pães e peixes nos ensina uma valiosa lição sobre confiar em Deus mesmo quando nossos recursos parecem limitados.

 

 Jesus instrui seus discípulos.

 

No início do relato, vemos Jesus dando uma ordem aos seus discípulos para que façam a multidão sentar-se em grupos. Jesus sempre ensinou seus seguidores a serem instrumentos nas mãos de Deus, obedecendo a seus comandos. Ele nos chama a confiar em sua orientação, mesmo quando não entendemos completamente os planos de Deus. Diante de situações humanamente insolúveis, assim como os discípulos de Jesus somos chamados ao exercício da fé. São momentos como este, que ativarão nossa verdadeira fé no poder provedor de Deus em nossas vidas. Às vezes, seguir uma orientação sem entender muito bem o propósito pode se tornar uma tarefa difícil, no entanto, quando esta orientação vem do céu podemos confiar sem hesitar.

 

Poucos recursos nas mãos de Deus.

 

Diante de uma multidão faminta, Jesus tinha em mãos apenas cinco pães e dois peixes. Do ponto de vista humano, isso parecia completamente insuficiente. No entanto, Jesus sabia que, quando colocamos nossos recursos nas mãos de Deus, ele pode realizar maravilhas. Ele não olha para a quantidade, mas para a nossa disponibilidade e fé em confiar em sua provisão. É muito bom saber que Deus sabe como trabalhar com poucos recursos. Cinco pães e dois peixes não pareciam ser a solução para o problema diante dos olhos dos discípulos, eles já tinham até cogitado em ir comprar suprimentos. No entanto, quando recursos são confiados nas mãos de Jesus, mesmo sendo pouco, o milagre acontece.

 

A bênção e a multiplicação.

 

Antes de distribuir os pães e peixes, Jesus os abençoou, agradeceu a Deus por eles. Em seguida, ele partiu os pães e peixes e os deu aos discípulos para que distribuíssem à multidão. O milagre ocorreu durante a distribuição, à medida que a comida se multiplicava nas mãos dos discípulos. Quando entregamos nossos recursos a Deus e os utilizamos para abençoar os outros, Ele pode fazer coisas além da nossa compreensão. Como compreender milagre tão grandioso como esse? No nosso comportamento humano, estamos acostumados a não valorizar o pouco, menosprezar e até desistir de lutar quando as forças estão pequenas. Se os recursos financeiros estão escassos, nos abalamos facilmente, contudo, aquele que tem Jesus em sua vida aprende uma importante lição: O nosso Deus multiplica recursos, e esse milagre acontece durante o uso e o exercício daquilo que era escasso. É começando com pouca força que adquirimos experiência, é investindo pouco dinheiro no início de um projeto que um dia ele se tornará algo grandioso. Não menospreze seus recursos, foi Deus quem lhe deu.

 

Todos ficaram satisfeitos.

 

 O resultado do milagre foi incrível. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e ainda sobraram doze cestos cheios de pedaços. Deus não apenas supre nossas necessidades, mas também nos abençoa abundantemente. Quando confiamos nele, ele cuida de nós e nos capacita a ser uma bênção para os outros.

 

Conclusão:

O relato da multiplicação dos pães e peixes nos ensina a confiar em Deus mesmo quando nossos recursos parecem limitados. Quando colocamos nossas habilidades, talentos e recursos nas mãos de Deus, ele pode usá-los para abençoar e alimentar muitos. Devemos estar dispostos a obedecer aos comandos de Deus, mesmo que não compreendamos completamente seus planos. Lembre-se de que Deus é capaz de fazer muito mais com pouco. Portanto, confie nele, agradeça por suas bênçãos e esteja disposto a ser um instrumento em suas mãos para abençoar os outros.




Comentários

Seguidores

Compartilhe